Páginas

PROJETOS


Caminhada Ecológica

 Disciplina: Educação Física Turmas: 9°1 e 9°2 
           Professor: Fábio Paulo dos Reis.
Tema: 1° Caminhada Ecológica
(“Monsenhor Parceiro do Meio ambiente”).

Conteúdos trabalhados:Benefícios da caminhada, biodiversidade, preservação do meio ambiente, Geografia local, conhecimento do nosso patrimônio histórico/cultural, consciência ambiental enfim, conteúdos multidisciplinares.

Justificativa/Objetivo: Além da atividade física em questão através da caminhada, este projeto tem a sua justificativa apoiada na necessidade de conscientização de nossa comunidade para a importância da preservação de nosso meio ambiente.
Queremos ainda mostrar que, com esta atitude podemos contribuir para que nossos patrimônios naturais e histórico/cultural perdurem e nossos descendentes possam também desfrutar dos recursos naturais que a natureza nos proporciona.Sabemos da importância de nossos recursos naturais, e temos que dar nossa contribuição.  O local estudado é de grande importância para nossa comunidade, está inserido dentro de um bioma muito rico.

O que nos chama muita a atenção é para a preservação do meio ambiente e a conservação do patrimônio histórico/cultural lá existente.

Sabemos que as dificuldades são grandes e temos um longo caminho a percorrer, mais a idéia é começar, é “dar o ponta-pé inicial”,. Para isso é de fundamental importância conscientizar nossa comunidade de forma a colaborar com tal processo começando através de nossos alunos.
Habilidades e competências:
-Desenvolver a consciência de hábitos saudáveis através da prática regular de atividades físicas, associadas ao ambiente.- Desenvolver a consciência para preservação do meio ambiente e respeito à natureza.- Desenvolver a consciência para a preservação do nosso patrimônio histórico e cultural.- Conhecer e vivenciar aspectos da situação ambiental em nosso município, principalmente o da área estudada.

Descrição das Atividades:No dia 20 de Abril, reuniremos os alunos dos 9° anos as 7:00 hs na escola. De ônibus iremos até a entrada do local, daí em diante, alongaremos, e seguimos em caminhada sentido a gruta do Angico. Logo após, partimos sentido ao Mirante, onde faremos um piquenique . Apreciando a paisagem, faremos novamente um alongamento e retornaremos para o ônibus.  Com o auxilio dos professores monitores, especificamente relacionados as áreas abrangentes ao tema, abordando questões correlacionadas exclusivamente a sua área  de disciplina, tornando assim um trabalho multidisciplinar.
Recursos necessários:
- Autorização do grupo Votorantim para o passeio, tendo sua autorização e simultaneamente um apoio.
-Um ônibus que comporte toda equipe envolvida.
-Refeição adequada para essa atividade (Piquenique)- consulta à nutricionista responsável.
-Água potável.
-Caixa de primeiros socorros.
-Máquina fotográfica digital.
-Material didático para no que for necessário, nas demais disciplinas envolvidas.
-Sacos de lixo, para recolher o que for ser utilizado e também o que for encontrado.
-Recomendar aos alunos um dia antes, para utilização de trajes adequados.